18 setembro 2009

UEFA inventando moda: 5 árbitros.

Foto: Alvaro Barrientos/AP

A Liga Europa, que substituiu a Copa da UEFA, começou com um show dos brasileiros, mas também inventando moda. Colocou à disposição dos jogos cinco árbitros, sendo os três tradicionais, mais dois que, inclusive, podem entrar em campo para ajudar o principal. Na primeira rodada, nenhum incidente. Mas, foram jogos considerados tranquilos para arbitragem.

Não é a primeira vez que inovações como essa acontece no futebol mundial, mas é a primeira em um campeonato considerado principal. No caso da Europa, a Liga Europa é considerada o segundo maior evento futebolístico do Continente.

A minha opinião é: inventaram moda. Pois a coisa pode simplesmente complicar o que seria fácil de solucionar. A melhor alternativa ainda é a conferência por TV. Funcionaria como no futebol americano, onde o árbitro principal, em caso de dúvida, conferiria pela TV se o lance foi ou não ilegal. Não tira o brilho da partida, não tira o benefício da dúvida, e a opinião final continuaria sendo da autoridade máxima em campo.

Houve um tempo em que a audiência do futebol estava diminuindo. O corre-corre foi geral para a maioria das confederações de futebol. Aumentaram o tamanho da trave, mudaram regras para a cobrança de penalidades máximas, até a proibição do goleiro pegar com as mãos a bola já tentaram. E no fim da contas, toda mudança revolucionária no futebol se transformou em um grande transtorno. Agora, devido a imensa quantidade de erros dos árbitros, começaram a inventar moda novamente. E com as tecnologias que já existem, torna-se uma verdadeira postura pirracenta não adotar a consulta à imagens de TV. Outra novidade que há muito se discute e não se aplica é o de colocar um chip na bola para detectar se ela passou ou não por inteira pela linha do gol.

De qualquer forma, quem gosta de futebol vai ao estádio para torcer pelo seu time, para ver o brilho de seus jogadores, para sentir o calor da torcida. Não para ver uma seleção de árbitros atrapalhando a visão dos torcedores.

Ósculos e amplexos.

Nenhum comentário: