08 setembro 2009

Conversa de taxista!

Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Há uns tempos atrás, peguei o taxi desse sujeito da foto. Além de seu atendimento extremamente polido e educado, o taxi é uma maravilha: limpinho, todas as opções de cartões para pagamento, balas à vontade, DVD-player para espantar o tédio, uma infinidade de filmes (inclusive algumas raridades para os mais cinéfilos), e um servicinho extra: um livro que ele publicou contando as histórias mais hilárias que ele já vivenciou na "viatura". Comprei o livro para ajudar o camarada (que algum amigo meu, desavisadamente, pegou emprestado da minha biblioteca e ainda não me devolveu).

Comprei o livro sem esperar muita coisa. Afinal, tratava-se de mais um entre milhares de livros abordando em crônica o cotidiano. Mas, para minha surpresa, o livro se tornou um passatempo divertidíssimo. As histórias, por se basear em relatos reais, nunca tem um final previsível. E são contadas com uma fluidez que faz com que a gente simplesmente devore o livro em alguns minutos.

Eis que na bienal do livro, em Curitiba, deparo-me com o mesmo livro, com uma nova capa, e agora com uma editora (Juruá). Bem mais caro do que quando comprei no carro do Eloir José (o autor). Fui pesquisar, e o sujeito agora tem página na internet, inúmeras reportagens feitas com ele, e em breve uma visita ao Jô Soares. Virou uma história de sucesso.

Fico muito feliz quando um trabalhador consegue fazer "algo mais". Ao invés de reclamar da rotina, ou de simplesmente "ganhar o pão nosso de cada dia", o moço resolveu investir no que gosta. Bicho do Paraná, um brasileiro que não desiste nunca! Recomendo a leitura para os amigos, e desejo muita sorte: para que ele continue escrevendo, e para que eu consiga um dia pegar novamente uma corrida com ele.

Ósculos e amplexos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este artigo só confirma minha crença de que somos capazes de fazer muitas coisas além do que corriqueira mente fazemos; temos talentos diversos mas precisamos dar chance para que possam aflorar; e ainda nossos sonhos podem se realizar cedo ou tarde basta ir à luta!!