21 setembro 2009

Rio de Janeiro: praia, sol e protestos.


Como dizem meus amigos do Rio de Janeiro: "fim de semana típico no Rio é aquele em que você vai pra praia, pega um sol, organiza-se pra ir pro Maraca, e participa de um protesto na orla".

Apesar do bom humor do carioca, tão característico, os protestos são coisa séria. Não se trata de mais uma atividade de lazer de um ensolarado fim de semana em Copacabana, Leblon ou Ipanema. São temas sérios, liderados por pessoas sérias, e que, dentro da lei, demonstram sua insatisfação diante das inúmeras injustiças no Rio de Janeiro e em nosso país.

Nesse fim de semana foi a vez do protesto pela tolerância religiosa. Lembrar que nosso país, ainda que um exemplo para o mundo no que diz respeito à liberdade de religião, possui inúmeros incidentes no que diz respeito à convivência pacífica entre seus adeptos. Episódios de "santas sendo chutadas", invasões de templos e terreiros, destruição de símbolos religiosos, além de inúmeros gestos de preconceito, existem e não podem ser simplesmente ignorados.

Em maio de 2010, o Rio de Janeiro será sede do III Encontro da ONU "Aliança das Civilizações". Voltado principalmente para a educação e juventude, seu tema principal é a coexistência pacífica entre as diversidades culturais, entre elas, a cultura religiosa. O protesto acaba sendo um puxão de orelha, que pergunta para cada brasileiro: até que ponto você é tolerante com o diferente?

Ósculos e amplexos.

Nenhum comentário: