26 setembro 2009

Alguns Políticos, Muitos Preconceitos.


Algumas pessoas conseguem demonstrar respeito que possuem pelo cidadão, outras não. Algumas combatem toda forma de preconceito, indo além do mero respeito à Carta Magna. Outras, quando não se escondem sob um falso ar de moralidade, desatam a falar bobagens. André Puccinelli, governador do Mato Grosso do Sul chamou o Ministro do Meio Ambiente, Minc, de "veado e fumador de maconha". E a resposta do ministro foi: "respeitamos a todos, enrustidos e no armário". Pronto: mais uma baixaria para o histórico e ridículo papel de alguns de nossos representantes.

Eu espero que seja uma minoria, ainda que não acredite nisso. Ao longo de minha militância estudantil, preconceitos não faltaram para pejorar a luta dos estudantes. "Muito novo", "muito velho para ser estudante", "inexperiente por ser estudante", "muito cabelo", "pouco cabelo", "mal arrumado", "bem arrumado demais", etc; são argumentos que os estudantes escutam diariamente das mentes mais ou das menos preconceituosas.

No site da juventude tucana, o "ninho tucano", existe um texto "do poliglota ao troglodita", comparando as gestões FHC e Lula. Ainda que o texto aponte para uma conclusão de que não importa a formação ou origem de um presidente, o título demonstra o evidente preconceito. Em resposta a uma pessoa que publicou em seu blog a "escorregada" da juventude tucana, os tucaninhos escorregaram de vez, mostrando ainda mais preconceitos e muita arrogância.

Entre um debate no blog do movimento Oxigênio, os dirigentes desse declararam que o movimento LGBTT não é relevante para o movimento estudantil. E ainda completaram dizendo que eles estão bem com as leis e projetos-lei que existem atualmente para defendê-los. Que os índios são vagabundos, e por aí vai. Ainda que respondendo as provocações de uma estudante anônima, bastante mal educada, segundo eles, por ela não ter culhões para se identificar ou organizar um movimento que a satisfaça politicamente.

Por fim, se eu fosse manifestar todas as manifestações de preconceitos que acabei vendo apenas nos últimos dias esse post não terminaria hoje. São coisas como essas que tentam fazer o país a andar de ré, além de diminuir e muito, no imaginário popular, a importância da política. Coisa para nos indignar, no mínimo, nos lamentar!

Ósculos e amplexos!

Nenhum comentário: