04 setembro 2009

4ª Verdurada de Curitiba será 13/09!


Para quem nunca ouviu falar, participar de uma verdurada pode ser, no mínimo, uma experiência social interessantíssima. Trata-se de uma festa onde só tocam hardcore, a galera dança numa explosão de socos, encontrões e "voos" sobre a plateia. Quem vai, vê logo um ambiente bem punk, com música agitadíssima, e os mais diversos visuais. Mas, aos poucos, algumas coisas vão chamando a atenção: não tem briga, não tem bebida, não tem cigarro! E no final, ainda tem um jantar vegetariano.
A próxima verdurada de Curitiba está marcada para o dia 13 de setembro, à partir das 15 horas na Casa do Estudante Luterano de Curitiba (CELU, do lado do Passeio Público). Todos são muito bem vindos e pagam a simbólica quantia de R$ 7,00.
Na verdurada também tem debates sobre política, tem debate sobre cultura, tem bazar de discos, roupas. Além de provar que o hardcore não morreu, os straight edges* mostram que é possível ir e voltar de uma festa animadíssima sem feder à cigarro e cachaça e ainda se divertir bastante.
---------------------
* Straight Edge (sem uma tradução literal para o português, pode ser lido como "cara limpa", "careta"); movimento hardcore surgido nos Estados Unidos, cujos adeptos, em sua maioria, utilizam um X nas costas das mãos para informar que não bebem bebidas alcoolicas e nem fumam. Conta a história do rock que uma banda de hardcore foi tocar em Washington, e que para autorizar menores de idade a entrarem no bar, o dono teve a ideia de marcar as costas das mãos dos menores com um X preto. Dessa forma, o garçon saberia que não deveria oferecer e nem servir bebidas alcoolicas ou tabaco para eles. Com o tempo, adeptos do vegetarianismo e do veganismo aderiram ao movimento straight edge; criando a verdurada. Para ser straight edge não precisa ser vegetariano ou veganista, mas tem que se abster de qualquer droga. E, é claro, gostar muito de Hardcore!

Nenhum comentário: