15 janeiro 2010

Avatar: eu vejo você.


Não é um filme genial, mas é um senhor entretenimento. É por demais superficial em sua narrativa, mas consegue ser profundo no que diz respeito à dualidade que se propôs abordar. O tempo todo, o espectador tem a impressão do já vi isso em outro filme, em outras produções bem melhores e de maneira melhor abordada, mais completa. Mas, ao mesmo tempo, dificilmente se viu todas reunidas em um único filme e de maneira convincente. É um filme bom, e ao mesmo tempo um entretenimento excelente.

As dualidades da história estão presentes o tempo todo e de maneira bem hollywoodiana. Ou seja, linear ao extremo, mastigado para que o espectador não tenha muita dificuldade para pensar sobre o que esta vendo. Mas, ao mesmo tempo, joga de maneira sutil alguns questionamentos intrigantes. Entre eles, o maior: a impossibilidade de uma solução equilibrada entre a economia e a ecologia. E tudo isso em imagens tridimensionais e efeitos especiais de tirarem o fôlego (e fazer você sentir sapecado com as brasas, ou querer espantar os insetos).

O filme não é ousado no que diz respeito à algumas fórmulas do cinema. O romance piegas é marca registrada do diretor James Cameron (lembrem-se de Titanic). A ideia do personagem ser um nada no mundo humano e, em um passe de mágica, ser toda a diferença em um mundo paralelo já fez sucesso em filmes e histórias mais do que batidas (a grande essência de Harry Potter, que os produtores acabaram esquecendo ao longo da saga do bruxinho). Até mesmo o túnel de luz que é atravessado para se conectar com o avatar é idêntico ao de "Quero ser John Malkovich". Mas estão todos esses elementos reunidos em um só filme. Quando a conexão é feita, seja entre o homem e seu avatar, seja o Na'Vi com a própria natureza, a dilatação da pupila do grandalhão azul acaba convencendo e passando por sobre todos esses sentimentos de falta de originalidade em meio a um visual tridimensional fenomenal.

Os próprios atores acabam intrigando. A personagem totalmente digital tem uma atuação consideravelmente melhor que a de muito ator que está no filme sem maiores efeitos especiais. Ao mesmo tempo, o vilão, constante o tempo todo, consegue fazer com que a plateia sinta ódio do sujeito. Enfim, o filme é longo, mas flui com uma tranquilidade imensa que saímos do cinema com vontade de querer saber mais sobre Pandora, o planeta em que a historia é narrada.

É um filme que somente em cinema 3D pode ser apreciado. E há a necessidade de assistir mais de uma vez para poder captar ao máximo todos os seus detalhes digitais e tridimensionais. Aliás, outra marca registrada de Cameron: a toalha da mesa é mais importante que o café da manhã. Mas, que toalha de mesa!

Ósculos e amplexos!

3 comentários:

Jonivan Carlos de Oliveira 'Tim' disse...

Excelente comentário do filme Michael, mesmo com uma trama que fica aquela sensação de dejavu, você ainda sai com aquela perspectiva de que tudo isso é novo.
Assistido em 3D torna-se irresistível.

Queisse disse...

Um barato!
Perguntei para a minha prima o que ela tinha achado do filme, esperando descrições desse tipo. Ela me descreveu o filme com riqueza de detalhes, mas eu ainda não tinha conseguido formar opinião até vir aqui e ler o que vc escreveu. Será que ainda está em cartaz?
Me faltavam os paralelos com outras produções e tal. Só nós no mundo somos doidos de pensar e falar assim? hehehe
Saudades...

Michael Genofre disse...

Eu tô aguardando a tal polemizada do Leonardo sobre o filme... enquanto isso:

Joni: obrigado pelas considerações... e obrigado por publicar meu artigo em seu blog. Sempre fico muito feliz quando desse reconhecimento.

QIC: Mas, afinal, você gostou do filme? E de perto, quem é normal? Eu adorei o filme, apesar dos pesares. Beijos e saudades imensas!