02 janeiro 2010

Livros sobre o Movimento Estudantil



Há tempos eu alimento a vontade de registrar a história do movimento estudantil. Porém, as correrias da vida tem feito eu adiar esse projeto. Mas, há valiosos incentivos de pessoas que conheci e que nutro uma enorme simpatia e que realizaram essa difícil e valiosa contribuição para a história do movimento estudantil, e também para a própria história do Brasil. No fim do ano passado, dois livros brindaram esse resgate histórico.

Um deles, da minha camarada-irmã Raisa Marques em parceria com André Cintra. Raisa, que já é autora de outro livro sobre o movimento estudantil em sua cidade de origem, Campo Mourão ("UMES: uma rebeldia consequente", em parceria com seus irmãos Darwin e Raoni), foi um marco no movimento estudantil, pois foi o primeiro a relatar a história de uma entidade municipal estudantil, a UMES de Campo Mourão, do qual os três irmãos passaram pela sua presidência.

O livro "Ubes: uma rebeldia consequente" não possui o mesmo subtítulo de primeiro livro de Raisa à toa. Demonstra o histórico de uma entidade que foi decisiva em diversos momentos da história do Brasil, mas que sempre foi taxada pela pecha de entidade dos "rebeldes sem causa". Ela demonstra que, apesar da marcante irreverência e da pouca idade de seus dirigentes, foi uma rebeldia recheada de causas por vezes vitais para a construção de nossa democracia. Além disso, resgata criticamente a necessidade da entidade receber a mesma atenção que a sua entidade co-irmã e bem mais referida historicamente UNE. O livro foi lançado no Congresso da Ubes, realizado em Belo Horizonte em dezembro de 2009.

O segundo livro é do desembargador Lédio Rosa de Andrade, que tive a oportunidade de conhecer em um animado papo em uma pizzaria elegantíssima em Florianópolis. Em meio a discussões que foram de futebol, passando por Foucault, e terminando sobre enofilia; Lédio pode me contar de antemão as dificuldades de seu projeto e sua paixão pela história do movimento estudantil catarinense. O livro "Abaixo as ditaduras: história do movimento estudantil catarinense 1974 - 1981", é tão excitante que ganhou um documentário dirigido pela minha queridíssima camarada Ana Maria Lima. Ana é da memorável turma de 2005 do curso nacional de formação da União da Juventude Socialista e que tive a honra de participar também. Nesse curso, estavam presentes alguns dos jovens mais promissores da política brasileira. Entre eles, Gustavo Petta (ex-Presidente da UNE e atual Secretário de Esportes de Campinas); Wadson Ribeiro (ex-Presidente da UNE e atual Secretário-Geral do Ministério dos Esportes); Manuela D'Ávila (ex-Vereadora de Porto Alegre e atual Deputada Federal-RS); Ana Carolina Barbosa (Ex-Presidente da UJS de Goiás e hoje advogada); Luana Bonone (Ex-Presidente da UEE de Minas Gerais e hoje jornalista); Darwin de Assis (Ex-Presidente da UJS do Paraná, Ex-Presidente da UMES de Campo Mourão e co-autor do livro "UMES: uma rebeldia consequente"); só para citar alguns.

"Abaixo as Ditaduras" e "Ubes: uma rebeldia consequente" somam com "O Poder Jovem" (Poerner) no rol das obras que certamente serão obrigatórias para quem deseja conhecer mais sobre a história do Brasil. Parabéns, camaradas e queridos amigos.

Ósculos e amplexos.


Nenhum comentário: