22 janeiro 2010

Observações: resultado da UFPR.

Marcelo Elias / Agência de Notícias Gazeta do Povo


Hoje saiu o resultado do vestibular da UFPR. É o de sempre: uma mistura de alegria, aos que passaram, e de absoluta tristesa para os que não passaram. E é o de sempre também a dificuldade de se fazer uma festa que faça a universidade "falar" com a cidade.

Mais uma vez, o DCE teve pouco tempo entre sua eleição e a preparação do trote. Mais uma vez o DCE não teve a menor ideia de como realizar uma festa que prestigie os novos estudantes da Federal do Paraná e que ao mesmo tempo dispute espaço com a festa paralela promovida pelo jornal Gazeta do Povo. Mais uma vez o ponto de concentração dos estudantes não foi a praça Santos Andrade, local onde os estudantes tornaram ponto de encontro de todas as manifestações estudantis na capital paranaense.

E o resultado acabou sendo novamente o mesmo: a festa foi do jornal Gazeta do Povo. E os estudantes que passaram no vestibular não tomaram conhecimento de seu DCE e nem de seu futuro centro acadêmico. E aquele que se deslocou até o campus da Agrárias, viu a festa dos cursinhos.

E mais um ano que o movimento estudantil não se impõe no momento de maior festa dos estudantes curitibanos. Não critica o processo de seleção excludente que é o vestibular. Nem sequer aponta para cidade a necessidade de universidade popular, laica e crítica. Quiçá demonstra que existe uma organização estudantil.

Parabéns novos calouros. Fica a lástima pelos seus veteranos que novamente não souberam mostrar a sua cara mais política. Parabéns novos estudantes, pois sei bem como e sentir a alegria de passar na UFPR. Agora a vida acadêmica começa, e com ela milhões de novas experiências, alegrias e decepções.

Ósculos e amplexos.

PS: fiquei impressionado também com a campanha da Unibrasil. No meio do trote da UFPR, haviam meninas com roupinhas curtíssimas distribuindo um material da Unibrasil que prometia matrícula e mensalidade de graça para aqueles que passaram na primeira fase da UFPR. Aceito sugestões para definir essa campanha dessa universidade particular de Curitiba.

Nenhum comentário: