25 janeiro 2010

Filofobia* (ou dez maneiras para se detonar qualquer relacionamento)


Já afirmei neste blog que possuo algumas aversões ao estilo "auto-ajuda". Mas, depois de alguns acontecimentos recentes, resolvi contribuir com esse estilo literário. Isso é devido a algumas horas em que me vi no meio de uma crise de relacionamento entre meus queridos amigos e amigas. E o resultado foi justamente toda minha paciência e dedicação a eles e elas gastas em uma espécie de DR (Discutir Relação) alheia. Observando os motivos pelas brigas entre os mais distintos casais, inclusive algumas de minhas próprias em algum lugar do passado, percebi que algumas atitudes são bastante comuns e responsáveis por detonar qualquer relacionamento. Ei-las:

1. Sempre cobre todos os sacrifícios ou ações abnegadas que você escolheu fazer pela pessoa amada. Exija diariamente o devido reconhecimento. Principalmente dos sacrifícios silenciosos, ou seja, aqueles que somente você mesmo viu acontecer. "Jogue na cara" que a pessoa nunca reconheceu os seus sacrifícios, ou que os sacrifícios da outra pessoa sequer se equiparam aos que você já fez.

2. Diariamente, e por diversas vezes ao dia, dedique-se a provar e demonstrar que tão somente a sua maneira de pensar é correta ou verdadeira. É importante mostrar que a pessoa não é perfeita, mesmo que todo ser humano saiba disso e muito bem. Tão somente as suas respostas são capazes de resolver qualquer problema. E para garantir a total eficácia dessa atitude, fique sempre na defensiva e fechado para qualquer nova informação.

3. Seja radical em todas as suas observações sobre a outra pessoa e exagere-as ao máximo, principalmente os aspectos negativos. Reforce cada aspecto negativo que a outra pessoa possui comparando-a sempre com algum parente da pessoa, principalmente pai e mãe. E valorize ao máximo somente os aspectos positivos adquiridos após ter iniciado o relacionamento com você.

4. Tenha uma lista de regras inflexíveis sobre como se comportar, agir, e até mesmo pensar sobre cada situação da vida. Apresente-as de maneira óbvia e lógica de tal maneira que qualquer possibilidade de questionamento aparente ser uma imensa imbecilidade. Importante também obrigar a pessoa a se comportar sempre de acordo com essas regras, sempre apresentando-se como o grande policial responsável pela salvação em casos de indisciplina para com tais regras.

5. Não importa o que aconteça de errado em sua vida, a culpa é sempre da pessoa amada. Se estiver triste, a culpa é do outro por ter lhe deixado ficar entristecido. Se está sem ideias, a culpa é do outro por não lhe inspirar. Se engordou ou se emagreceu demais, a culpa é do outro por não ter cuidado de sua alimentação ou das famosas "fugas" da dieta.

6. Nunca veja sua ou seu companheiro como é, ou seja, como um ser humano que possui virtudes e defeitos. Visualize a pessoa sempre ou no céu ou no inferno, nunca na terra e ao seu lado. Ou a pessoa é a peça perfeita para a garantia de sua felicidade, ou é o demônio destruidor de todas as suas oportunidades de ser feliz. E o mais importante: demonstre-se solicito em sempre mostrar quando a pessoa não está correspondendo ser o anjo que você projetou em sua imaginação.

7. Se a pessoa amada lhe fez algum mal em algum momento qualquer da vida, seja obsessivo ao pensar que esse mal irá ocorrer novamente ou talvez até várias vezes. Nenhum perdão deve ser completo e ser deixado totalmente no passado. Afinal todo mundo é incapaz de aprender com os erros ou de se arrepender, sequer compreender, da dor que por ventura te provocou algum dia.

8. Sempre suponha que a pessoa irá se transformar completamente simplesmente para melhor se adaptar ao seu estilo de vida ou forma de pensar. Importante também pressionar sempre ou, caso contrário, sua felicidade estará comprometida pelo fato da outra pessoa não lhe satisfazer seus gostos ou caprichos pessoais.

9. Considere que a pessoa amada, ao iniciar o relacionamento contigo, passou por uma espécie de batismo para uma vida nova. A partir desse momento, todos os amigos, toda a história de vida, todos os sentimentos bons vividos no passado deverão ser imediatamente esquecidos em nome da vida verdadeira que somente iniciou quando você estava ao seu lado. Importante investigar todos esses momentos passados, principalmente os que deram errado, para jogar na cara da outra pessoa sempre que algo lhe fizer relembrar qualquer um desses bons momentos.

10. Ciúmes e demonstrações de total possessividade são as maiores declarações de amor que uma pessoa pode dar a outra. Não importa quem ou o que, tudo poderá fazer com que a pessoa minta, omita, ou te traia com outra pessoa. Não se engane com o olhar daquele gato ou cachorro de estimação, eles poderão roubar os olhares de sua pessoa amada de você. E o mais importante: é impossível haver amizades sinceras e saudáveis entre homem e mulher sem qualquer conotação sexual.

Ósculos e amplexos, e reflitam!

* Filofobia: medo de se enamorar.
PS: baseado no artigo de Ekroth, G. "Las ocho actitudes que enloquecen a su pareja".

2 comentários:

Anônimo disse...

Como vc é abusado, Michael

Michael Genofre disse...

Clarissa: huhauhauhauhauhau... sinal de que ficou boa a postagem. Apareça sempre. Beijos!