05 janeiro 2010

Cinema 2010: o que virá?

Foto: (Divulgação)

O que haverá de bom para o ano de 2010 no cinema? Enquanto não são divulgadas as listas do que virão de outros continentes para o Brasil, Hollywood já enviou para nossa terrinha alguns de seus "blockbusters". Algumas produções nacionais também já foram anunciadas.

Estão prometidos para esse ano: Shrek 4 (que eu espero não ser a decepção que foi o 3), Toy Story 3 (Os dois primeiros revolucionaram a animação); Homem de Ferro 2; e, para mim o mais esperado - Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton (adivinhem quem será o Chapeleiro Maluco? Óbvio que é J. Deep, ou você se lembra de algum outro filme do Burton sem ele?). Virá filmes de Scorsese, Rydley Scott.

Na lista dos possíveis odiosos do ano: Bruna Surfistinha, Tropa de Elite 2, Os Mercenários (de Silvester Stallone) e "O Mistério de Feiurinha" (que pode até ser bom, devido o livro ser ótimo... mas, com Xuxa e Sasha como protagonistas, duvido muito).

Para esse mês:

1 de janeiro - "Lula, o filho do Brasil", de Fábio Barreto.

Filme que causou muita polêmica ainda quando de seu anúncio (com direito a vereador de Curitiba querer proibí-lo até que se findem as eleições desse ano), segue o mesmo padrão do sucesso de Fábio Barreto "Dois Filhos de Francisco". Já está em cartaz, e eu estou com bastante vontade de assistí-lo.

8 de janeiro - "Sherlock Holmes", de Guy Ritchie

Desde de que Spielberg fez "O Enigma da Pirâmide", nunca mais houve uma adaptação das obras de Doyle que agradasse o público. Guy Ritchie promete vencer esse desafio. Baseou-se em uma HQ para fazer com que o detetive mais famoso do mundo tivesse mais ação, com direito a boxe e esgrima. Promete pelo menos não ser entediante. Além disso, os excelentes atores Robert Downey Jr e Jude Law estão no elenco fazendo os papéis principais.

15 de janeiro - "'Onde vivem os monstros", de Spike Jonze

Estou curiosíssimo sobre este filme. Afinal, ele se baseia no homônimo livro de Maurice Sendak absurdamente visual, e quase sem texto (apenas 9 frases). Do mesmo diretor do doentio e excelente "Quero ser John Malkovich", o filme segue o gênero de filmes sobre o fantástico mundo da imaginação e contos de fada. Entretanto, alerta Spike Jonze, apesar da temática infantil, não é um filme para crianças.

22 de janeiro - "Amor sem escalas", de Jason Reitman e "Nine", de Rob Marshall

Estranhamente, uma comédia-romântica e um musical estão na lista dos mais esperados para 2010. É estranho, pois uma comédia romântica costuma ser algo que você assiste sem nenhum compromisso. Ou seja, apenas assiste, torce, chora, e sai para dar uma volta com a namorada. E, depois que a era dos musicais passou, quase ninguém tem paciência para mais um. Amor sem Escalas é a comédia-romântica, e Nine é o musical. Ambos concorrem ao Globo de Ouro e ao Oscar. Ambos foram sucesso de bilheteria por onde passaram. O primeiro conta a história de uma pessoa cujo trabalho é despedir outras pessoas. E o segundo é um muscial quase-biográfico de Fellini (baseado em seu filme auto-biográfico 8 1/2).

29 de janeiro - "Invictus", de Clint Eastwood

Estamos em ano de Copa do Mundo na África do Sul. Lá, aconteceu uma história consideravelmente mais importante: a luta pelo fim do Apartheid. Invictus conta a história de Nelson Mandela, interpretado por Morgam Freeman. Se vai ser bom? Creio que sim. Clint Eastwood está cada vez mais se superando como diretor. Além disso, sua história política é bastante progressista. Morgan Freeman então, nem se fala.

5 de fevereiro - "Um olhar do paraíso", de Peter Jackson

A única coisa que sei sobre esse filme é que o diretor é o mesmo da trilogia "O Senhor dos Anéis". A história parece ser boa, sombria e, é claro, cheia dos efeitos especiais e lugares admiráveis.

Por enquanto é isso.

Ósculos e amplexos!

Nenhum comentário: