31 agosto 2009

Os dois lados da Nigéria.


Conflitos religiosos, em geral, são mais sintomas do que causa. De fato, seguidores de uma doutrina religiosa acabam entrando em um sanguinolento conflito com seguidores de outra, mas quase sempre enquanto reflexo de inúmeros outros problemas sociais.

A Nigéria é um dos países mais populosos da África, o oitavo maior produtor de petróleo do mundo, e o mais importante país da África Subsaariana. Ao mesmo tempo, nessa última década, declarou moratória, teve eleições repletas de denúncias de irregularidades e fraudes, possui o maior foco epidêmico de poliomielite do mundo, além de uma constante tensão com o vizinho Camarões por causa da península de Bakassi, riquíssima em petróleo.

Pelos motivos acima descritos, não é difícil de compreender os motivos da instabilidade no país. As disputas geopolíticas, econômicas, além da péssima distribuição de riquezas e um oceano de corrupção, castigam o povo nigeriano diariamente. Soma-se ainda imposições étnicas de todos os tipos, o que faz com que norte e sul vivam em constante clima de hostilidades. O que acaba unificando os grupos étnicos de cada região é a religião. 50% da população nigeriana é muçulmana, e esse se concentram em sua maioria na região norte; enquanto 40% é cristã, concentrada ao sul.



Os grupos étnicos, além de uma infinidade de outros atores, envolvem as populações do norte e do sul por meio das milícias religiosas. Através delas, disputam palmo à palmo as riquezas e contradições do país. E a população acaba envolvida, direta ou indiretamente, de acordo com o seu credo.



O conflito religioso existe, é sanguinolento e de difícil solução. Mas, como dito acima, é mais sintoma que causa dos conflitos. Manipulando o povo para que lutem em nome da fé, o povo nigeriano se envolve pela disputa do petróleo, da vacina contra a poliomielite, das ajudas internacionais, da Presidência da Nigéria. Corrupção, miséria, fome, doença, desrespeito às minorias, fazem o pano de fundo real do conflito. E esse toma cores de "guerra santa", pois a maioria da população é manipulada para acreditar que, para exercer a sua fé, é necessário aniquilar a outra.

Um comentário:

Hugo Renato disse...

gostei muito do seu blog, e principalmente de seu senso crítico. Me visita, buscando CRÍTICAS DE UM LEIGO BEM INFORMADO no Google, se gostar, espero um comentário. Falow, até mais!