24 janeiro 2006

Papo de cozinha - 24/01/2006

Na fulô, ou na filó! Papo de cozinha agian! E deu Dan-Dan na eliminação do BBB6! E a pergunta que não quer calar continua: E daí? Aliás, por falar em Big Brother, que saudades da Pink. Hoje, quando apareceram as famílias dos “emparedados”, lembrei daquela fatídica cena da Pink, do BBB5, quando ela mandou um beijo pro pai, pra mãe, e para todos aqueles que ela não conhecia mas que estavam ali. A sinceridade realmente é artigo de luxo para algumas pessoas! E o que o Dan-Dan quis dizer na saída quando soltou um “falou, aloprados”? Era uma despedida para os de dentro ou para os de fora? E por falar em emparedados, como a televisão está dando destaque para o caso Renata. Qualquer canal da telinha aparece a história da estagiária que mandou matar suas colegas para garantir a vaga e, de quebra, o chefe. Lembra-se quando alguém não passa por muito pouco em um concurso e vêm logo o infeliz comentário: “é só matar os intermediários que eu assumo o lugar”. Definitivamente, um psicótico só se diferencia na multidão pela coragem de realizar o que todo mundo já pensou em fazer pelo menos um dia.

Campanha “como é bom ser brasileiro”, a missão. Um dos estandes no Fórum Econômico Mundial será inteiramente dedicado para a culinária brasileira. Um dos quitutes mais apreciados é o brigadeiro! E sabem o custo da bolotinha em Davos? Dez EUROS cada! Aproximadamente R$27,00 cada! Calcule quantos brigadeirinhos você pode fazer aqui no Brasil comprando esse valor nos ingredientes. E como só os figurões do mundo do grande capital irá saboreá-los, desejo a eles uma grande indigestão. Já em Caracas, o Fórum Social Mundial terá um evento paralelo: o Fórum Anti-Chavez. E, obviamente que não terá sucesso algum, pouquíssimas pessoas, nenhum assunto realmente de interesse dos trabalhadores, mas que ocupará um espaço enorme quase de maior concorrência em relação ao evento. Tudo isso graças aos maravilhosos meios de (des)informação. Mas, vendo isso, lembrei dos inúmeros tópicos no ORKUT onde, por exemplo, pessoas de péssimo gosto e nada de melhor para fazer, invadem comunidades de fãs de alguém para falar mal desse. Ou ainda, aquela única pessoa que você não convidou para a sua festa e é justamente ela a que aparece primeiro. Espírito de porco existe, e em qualquer lugar podemos encontrar com um deles.

Agora, um parêntese na avaliação ou no deboche. Gostaria aqui de prestar solidariedade às famílias dos estudantes da UFMG que faleceram quando iam para o Fórum Social Mundial. Até gostaria que o bom humor, o trocadilho fácil com o nome do local do acidente (Curva de la cura, Peru) pudesse externar a revolta ou mesmo resolver por um segundo a perda das famílias desses estudantes. O prazer da aventura mais a delícia de se vivenciar um momento histórico de ir de ônibus de Belo Horizonte à Caracas, deu lugar a um trágico momento. De quem é a culpa nesse momento é algo que pouco importa agora. Mas, fica o elogio à todos e todas que não se deixarão abalar pela perda desses estudantes e continuarão acreditando que um novo mundo é possível, e será socialista. Espero que o DCE da UFMG apure o quanto antes, junto com o Itamaraty, todos os dados relevantes nesse acidente e que os corpos possam voltar a nosso querido e amado país sem onerar ainda mais as famílias destes. Estudantes mineiros, falecidos no Peru, indo ao FSM: presentes!

Ósculos e amplexos!

Nenhum comentário: