24 janeiro 2006

Papo de Cozinha - 23/01/2006

Na fulô, ou na filó! Papo de cozinha again. E atenção para o maior best-seller de todo o próximo milênio e será lançado com um sucesso de fazer inveja a Bíblia, Corão, Harry Potter e toda a coleção de Paulo Coelho: “El diario del Chavo del 8”! Isso mesmo, Chaves, Chiquinha, Madruga, Bruxa do 71, Kiko, e todos os outros personagens num livro de memória de Roberto Bolaños. Mas, o livro não será publicado em português ainda. Quem sabe alguma editora não acaba investindo para o deleite de milhões de brasileiros, ou ainda, o grupo Silvio Santos não aposta na jogada. Na dúvida, tentarei reservar o meu em espanhol mesmo. E por falar em lançamentos de sucesso, como está difícil de mandar um brasileiro literalmente para o espaço. A nave Soyus TMA-8, que levará o brasuca Marcos Pontes para uma deliciosa viagem de seis meses ao redor da terra pelo lado de fora, teve mais um troço e vai atrasar em pelo menos mais uma semana seu lançamento. Motivo: os equipamentos não estavam funcionando direito. Se nem com um brasileiro para dar um jeitinho no bendito, é bom que fique mais alguns dias em solo mesmo.

Hoje o prêmio “Gabba, gabba, hey” não vai para o NYT, mas outro jornaleco tão ruim, ou mesmo pior: Gazeta do Povo. Com tanta coisa para comentar sobre a vitória de Bachelet no Chile, com tanto para se avaliar sobre sua história política, enfim, com até mesmo o assombro de compreender o que significa uma socialista, ainda que com uma aliança mais complicada do que a que elegeu Lula, na presidência do Chile depois de Salvador Allende. A ilustre Gazeta fez uma pesquisa para saber qual seria a melhor candidata para a presidência do Brasil em dias atuais. Revelou, esse ilustre jornal, seu aspecto mais machista: o assombro de ver uma mulher no comando de um país da América do Sul. Não satisfeita, pediu desculpas às feministas não por ridícula empresa, mas por ter sido a primeira colocada na opinião dos entrevistados a opção “ninguém” (29%). Deveria sim pedir desculpas por fazer uma pesquisa tão vazia de conteúdo, tão machista e de muito mau gosto. As outras colocadas foram as seguintes: Heloísa Helena (29%), mas com 40 votos a menos que a opção “ninguém”; Dilma Rousseff (8%) e Roseana Sarney (6%).

E por falar em bizarrices, mais uma que me deixou pasmo! Paulo Maluf, depois de tudo, anuncia que irá se candidatar esse ano. Só não sabe ainda para quê. Tenho algumas sugestões: porteiro da cela 45 da penitenciária de São Paulo; experimento científico da estação espacial, preferencialmente para saber quanto tempo um ser suporta o vácuo; boneco de treinamento de curso de medicina; e tantas outras. Para vice? Beira-mar, é claro. Mas o que mais me impressiona, mesmo, é que o senhor “roubo, mas faço” pode ser eleito! Genial, classe média do meu Brasil varonil, genial.

Perguntinha para pensar no banheiro: Qual será a explicação para abaixarmos o som do carro quando tentamos localizar um nome de rua? Bom, por hoje é só! Para quem leu até aqui: terminou! Comente, senão terás câimbra no dedão do pé quando for se espreguiçar ao acordar. Ósculos e amplexos.

Nenhum comentário: