10 novembro 2010

Para Câmara de Curitiba: o cliente é perigoso para os bancos.

A lei que obrigou os bancos a instalarem biombos capazes de impedir olhares maldosos para o que o cidadão faz na "boca do caixa" já foi uma medida estranha, mas que a população não se incomodou devido a impressão de privacidade obtida com a medida. Depois, outra lei proibiu o uso de celulares nos bancos. Esta medida já causou muita polêmica, pois qualquer um que necessite de comunicação, para o bem ou para o mal, estará obrigado a ser entendido como um bandido em potencial. Entretanto, a população acabou compreendendo que é possível conviver com esta medida, igualmente em um avião - onde o uso do aparelho pode comprometer instrumentos vitais para o voo. Agora, depois do tombo, o coice: Câmara Municipal de Curitiba já aprovou em primeira votação Projeto que obriga a identificação digital dos clientes (do vereador Mário Celso Cunha (PSB)).

O projeto demonstra o entendimento da Câmara quanto quem deve ser protegido: o banco. O cliente passa a ser um bandido em potencial, sempre. E a constitucionalidade da medida? Afinal, nossa Carta Magna não diz que nenhum cidadão seria submetido ao "tocar piano" sem ter cometido nada?

Esta é uma das inúmeras medidas questionáveis já pela sua constitucionalidade. Isto sem falar na incessante visão política em que vê na elite a necessidade de criar mais privilégios, enquanto que as camadas populares devem se adaptar aos privilégios para esta elite. Esta é a nossa Câmara.

Um comentário:

Engajarte disse...

Prezado Blogueiro e ativista nas redes sociais da internet

Convidamos para participar do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do Paraná, a ser realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2010, em Curitiba(Alm.Tamandaré).

O tema do Primeiro Encontro será: “A cidadania ativa na Internet: o caráter revolucionário dos blogs. O desafio do Paraná”.

O blog oficial da ABPP é o www.paranablogs.wordpress.com ou http://paranablogs.net/

O site de inscrição é: http://eebppr.eventwax.com/i-eebp-pr

Forte abraço e contamos com sua presença
ABPP