09 novembro 2010

ENEM: barbeiragem sim!

Ainda me impressiono com alguns amigos por eles ainda não terem aprendido que, por mais progressista que seja um governo, DEVE-se denunciar e reclamar quando algo não sai, no mínimo, como deveria. E o ENEM foi um caso destes. O que NÃO se deve fazer é querer "jogar fora a criança quando for jogar a água do banho" e tirar a importância do ENEM devido a um suposto descrédito.

Foi barbeiragem sim. Prejudicou os estudantes. Prejudicou a avaliação que se faz da educação brasileira por meio deste exame. E, pelo segundo ano consecutivo, o MEC não soube lidar bem com a situação. (Inclusive por meio de um ridículo comentário por twitter completamente infeliz).

Apoio a opinião da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) [escrito a minha maneira]:

1 - O MEC deve se retratar publicamente perante os estudantes de todo o país, responsabilizando o autor da infeliz postagem no Twitter oficial do Ministério da Educação.

2 - Imediato e minucioso diagnóstico do MEC sobre os problemas ocorridos e o exato número de estudantes prejudicados.

3 - Imediata decisão do MEC de que os estudantes prejudicados terão o direito de realizar um novo exame.


Entretanto, quanto ao terceiro ítem, cabe uma reflexão: dado o caráter de substituição do vestibular que o ENEM possui, infelizmente, acredito que todo o processo deve ser refeito. O ENEM é - além de uma prova inteligente e um meio de avaliar a educação do país - um concurso público, critério de seleção entre um estudante e outro (seja para adquirir uma bolsa de estudos, seja para entrar em um concorrido curso).

Não dá para nem sequer anular as questões "estragadas". Tampouco, simplesmente poupar os poucos prejudicados. Pois, muitos, sabendo da confusão, ficaram confusos e não participaram do segundo dia de provas ou ficaram psicologicamente abalados (o que influencia no resultado final).

Para que não haja maiores injustiças, a solução é o amarguíssimo remédio de uma nova realização do ENEM. Mesmo que seja em janeiro!

Ósculos e amplexos!

Nenhum comentário: