05 novembro 2010

O que conferir na Corrente (virada) cultural de Curitiba


Já que tem, vamos conferir:

[Seguem minhas sugestões]

- dia 06, sábado -

12h00 - Abre a exposição sobre o desenvolvimento da música popular no cenário Curitibano ao longo da primeira metade do século XX. "Das Regionais às Jazz-bands", no Museu Paranaense, promete explicar um pouco o processo de elitização que a música curitibana sofreu ao longo de seu período mais "culturalmente incentivado". E ainda dá tempo para correr para o Largo da Ordem para ver a abertura do Panelaço [TUC] com a Blindagem.

12h45 - Vamos achar o amor com conservantes, dos mais vendidos, de Giovanni Caruso e o Escambau e outras letras bastante criativas (como a Prostituta e a genial Mônica e suas esculturas), no Panelaço [TUC]. - mas não se empolgue muito, pois em 15 minutos, uma outra atração vai engolir esta.

13h00 - Paulinho da Viola e Orquestra a base de cordas dispensa maiores comentários [Palco Riachuelo];

15h00 Hora de refinamento: Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica do Paraná [Praça da Espanha]

16h30 Hora de politizar um pouco as coisas: Mesa redonda sobre "Direitos Autorais" [Espaço Dois] - (é longe da Pça Espanha, então planeje-se pegar um ônibus ou taxi).

17h00 Caso não queira atravessar a cidade para debater política, ou nem mesmo para ver Sandra de Sá [Riachuelo]; a sugestão é ficar pela Praça da Espanha para assistir a apresentação da virtuosa Rogéria Holtz, com sua imponente voz.

18h00 Coral Brasileirinho [UTFPR] com o show "Álbum de Família" (e aproveitar que está perto do shopping Estação e imediações para bater uma boquinha, que ninguém é de ferro).

19h00 Vale a pena conferir a Orquestra de Berimbaus [Sociedade 13 de maio] Assim, valoriza a existência do histórico clube negro e prestigia algumas de nossas principais raízes culturais.

20h00 Hora de fugir do show do Roberto Carlos (para quem gosta, que se divirta... ainda estou na bronca por ele ter cobrado mais de R$1.000,00 por ingresso, para se apresentar em Curitiba). E sugiro ir prestigiar o festival de curta-metragens no [Largo da Ordem].

21h00 A curitibana, performática, e que segurou bem a onda de ter aberto o show do Franz Ferdinand, Banda Anacrônica no [TUC] -Tá, eles fizeram aquela música xarope do comercial da minha faculdade... mas, tudo bem...

22h00 Recomendo visitar algumas exposições que funcionarão durante a madrugada, como por exemplo, a do Museu de Arte Contemporânea com a exposição "Possíveis Conexões".

23h00 O teatro estará bem representada pela apresentação "Aconteceu no Brasil em uma noite de natal" do Grupo Arte da Comédia [Praça Santos Andrade]

00h00 Pato Fu abre o palco das [Ruínas] de São Francisco. Aproveita e fica por lá, pois a Virada cultural pifou com a programação durante a madrugada e só tem as exposições nos museus e o palco [Ruínas] (o maior charme de uma virada cultural foi sabotada, infelizmente). Para piorar, Arrigo Barnabé toca no mesmo horário que o Pato Fu.

- Dia 07, Domingo -

A programação é fraquinha, fraquinha. Então, se não preferir guardar o domingo por motivos religiosos, compensa caminhar pelas exposições que não deu tempo de se ver durante o sábado. De diferente, apenas Mart'nália [Riachuelo] e o tremendão Erasmo Carlos.


Sugestão: se não for para a Igreja, vá para o teatro. Todas as montagens do sábado serão também apresentadas no domingo. Ou ainda, vá até o Largo da Ordem, no bar Brasileirinho, para curtir um autêntico chorinho curitibano (não esqueça de levar seu chapeu panamá).

Ósculos e amplexos!


Nenhum comentário: