27 março 2010

Memórias de viagem: Porto Alegre


"You can't always get what you want... but if you try, sometimes, you might find get what you need!" (The Rolling Stones).

Essa frase, junto com a música, junto com outra frase - "Quando eu ando meio down, vou pra Porto e ... bah! ... Trilegal!" - acompanhou-me ao longo de toda a minha curta estadia em Porto Alegre.

Amei Porto Alegre. Tive a oportunidade de conhecer os centros culturais Mário Quintana e Érico Veríssimo; que dentro deles havia exposição sobre a luz, sobre Lupicínio Rodrigues, Elis Regina, e uma maravilhosa sala contendo brinquedos das décadas de 40 aos dias atuais.

Havia também uma mostra da cultura guarani e sua imensa contribuição para a formação cultural brasileira (ainda que hoje o núcleo guarani se limite em menos de cinco mil pessoas no Brasil; isso que já foram a maior concentração de um mesmo povo em terras sul americana). O som que eles fazem é simplesmente fantástico (fiquei imaginando uma fusão com outros instrumentos. Uma proposta interessante para os amigos músicos de plantão). Tudo isso em uma mesma rua.

O circuito boêmio da Cidade Baixa e da Calçada da Fama foram mais do que aprovados pelos "pueblos del Paraná". E foi impressionante a bela receptividade do portoalegrense. Realmente, uma capital excelente.

Como nem tudo pode ser perfeito, avião lotado, muita turbulência (na decolagem, durante o voo, e o pânico total com a turbulência do pouso), e muito atraso. Além disso, a dificuldade em se fazer uma conferência realmente democrática por parte dos seguidores da governadora Yeda fez com que o brilho do debate sobre ciência, tecnologia e inovação se perdesse um pouco.

---------------------------
Parabéns ao PCdoB pelo seu aniversário. Estive nas comemorações em Porto Alegre, e a festa foi bonita.
--------------------------
Realmente nem tudo é perfeito: Cordel do Fogo Encantado anunciou o fim da banda e a saída de seu vocalista e performista Lirinha. É realmente uma pena... são 11 anos de trabalho de encher os olhos.
--------------------------
Futebol: assisti o jogo Internacional 0 x 3 São José... Com um senhor golaço, e uma tremenda frustração de meus amigos que estavam assistindo comigo (todos colorados).
-> Mas no paranaense, o Coritiba fez 1x0 no Paraná, confirmando seu favoritismo ao título. Feio foi a "confraternização" das torcidas. Até quando?
-----------------------

Ósculos e amplexos, depois volto com mais notícias do Cozinha.

PS* Diários de um intercambista: está marcado o meu teste de proeficiência linguística. Desejem-me sorte!

2 comentários:

Twigy disse...

sempre lembrando alguns números notáveis desta viagem:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 :aaaae
238 anos de PoA
150 pessoas participando
10 reais
e claro: 10, 11, 12, 7, e 17

Michael Genofre disse...

kkkkkkkkk

Excelentes números!