29 maio 2012

Posso desrespeitar, estou “de figas”!


                Em frente à minha morada há um semáforo, mas não há um cruzamento. E a explicação é muito simples: há dois imensos condomínios em uma avenida bastante movimentada que, sem um semáforo, seus moradores não teriam condição nenhuma de atravessá-la. Havia sobre a faixa de pedestre uma lombada eletrônica, porém os motoristas apenas reduziam a velocidade e jamais paravam para os pedestres. A solução urbana foi colocar um semáforo.
                Dizer que ninguém respeita é um exagero. Mas, infelizmente, há uma minoria irresponsável. Sempre que o sinal fecha pelo menos um carro ou uma moto avança o sinal. Os moradores de meu e do condomínio ao lado ainda recebem gesticulações ou mesmo palavrões bastante indecorosos desta minoria sem educação. Curiosamente, o próximo semáforo é respeitado por todos: há um radar para flagrar tanto excesso de velocidade quanto avanço de sinal. E o bairro inteiro conclui: mal educado só respeita o bolso. Como contestar essa sabedoria popular? Questiono a indústria da multa, mas a cada dia defendo mais que deveria ter esses “pardais” em todos os semáforos da cidade.
                Agora, o mais irritante é o famoso sinal luminoso de alerta, vulgo pisca-alerta. Uma espécie de sinal capaz de dar superpoderes a qualquer um que a utilizar. Em minha infância, havia um sinal que permitia descansar sem maiores prejuízos para a brincadeira: dedos cruzados ou, como dizíamos na época “estar de figas”. O pisca-alerta, para muitos motoristas, transformou-se em uma espécie de “figas” para qualquer lei de trânsito. Batas ligar o pisca-alerta e o motorista se considera no direito de parar em fila dupla, subir na calçada, furar o sinal e, pasmem, brigar com pedestre que teima em atravessar na faixa de pedestre e com o sinal fechado para os carros – como o que existe em frente à minha morada, por exemplo. Certo dia, pude presenciar essa cena ridícula. Motorista saindo do carro, gesticulando furiosamente, e dizendo: - “não viu que eu estava com o pisca-alerta ligado?” – falou para o pobre senhor com seus mais de 70 anos que por pouco não fora atropelado.
                Ficou indignado ou indignada? Eu também fiquei. Comecei então a observar quantas “figas” da lei ou do respeito ao próximo estamos sujeitos. E fiquei assustado com o resultado: pior que no trânsito, há uma insistência imensa pelos meios de comunicação de que o humor é “figas” para o respeito. Ou seja, temos que aceitar com naturalidade qualquer coisa desde que ela seja uma brincadeira. Caso contrário, escutaremos um sermão sobre o chamado politicamente correto. Tudo o que machuca, assusta, suja, incita violência, ou ofende não é uma brincadeira, é assédio. É uma lógica estúpida justificar que o humor permite provocar dor, destruir reputações, e até mesmo causar traumas e fraturas irreversíveis.
                Ficamos refém do mal educado motorista, pois não há como denunciá-lo. Ficamos refém dos superpoderes do pisca-alerta, pois podemos ser frontalmente atacados por um motorista perigoso e que se acha cheio de razão. Ficamos refém da baixaria, dos péssimos humoristas, que sem uma regulação dos meios de comunicação não temos como nos defender.

Nenhum comentário: