13 dezembro 2010

Política Internacional e Zumbis!


Um livro simplesmente sensacional. Ele pode ser lido (em inglês) por uma bagatela de US$14.95 pelo link acima (basta clicar na capa do livro). Ou pode-se esperar até 2011, quando chegará às livrarias.

Em relações internacionais, um tema bastante intrigante é a chamada "política de prevenção a agentes desconhecidos". Principalmente após os atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, muito do que se vê (e que muitos classificam, corretamente, de paranoia) na busca por uma defesa preventiva contra os agentes desconhecidos beira a ficção científica. Afinal de contas, precaver-se de algo que ainda não existe não costuma ser algo muito sensato para nenhuma pessoa, quanto menos para uma nação ou para a própria comunidade internacional.

Drezner, a partir de uma visão bem humorada sobre o tema, em um artigo acadêmico propõe a seguinte questão: o mundo está preparado para o enfrentamento de uma epidemia de zumbis? E as respostas não são das mais animadoras. Ao mesmo tempo, a forma em que ele aborda cada tema faz com que o analista internacional chore de rir enquanto empresta horas de raciocínio analisando o enfrentamento desta epidemia (obviamente, nunca ocorrida na história, exceto nos cinemas).

O autor tem tiradas geniais: para os conservadores da linha realista em relações internacionais,, por exemplo, os zumbis nos odeiam por ser eles impedidos de se ter a liberdade de não comer cérebros; "seriam ou não os zumbis atores internacionais" [essa frase eu rolei de rir, considerando minha especialização em relações internacionais nas cidades se perguntar o tempo todo quanto aos demais atores internacionais serem ou não o que são], e a coisa vai se tornando uma verdadeira tese defendendo que o mundo não possui um eficiente sistema de respostas para grandes desastres e novas epidemias.

Torço para que o livro chegue ao Brasil em português. Além de ser uma forma de se divulgar um pouco mais o estudo das Relações Internacionais em nosso País, apresenta uma bem humorada elaboração em relações internacionais, com todos os elementos obrigatórios, crítica e análise. E, concordando com o genial autor: "entre política internacional e zumbis, as pessoas entendem muito mais de zumbis".

Ósculos e amplexos!

Nenhum comentário: