17 novembro 2009

"O instruído então dirá: Não o posso ler." (2Ne27:18)



Caros amigos,

Há tempos que não escrevo. E nem tenho um bom motivo dessa vez. Apenas estava relendo os meus escritos e percebi que o bom humor da minha Cozinha havia sumido. Aquele lado Non Sense do qual sempre admiro no caos insólito que é a vida, simplesmente deu lugar ao carrancudo texto crítico sobre coisas sérias. E, definitivamente, o propósito de meu blog não era esse.

Quando desenvolvi minha primeira página, a primeira Cozinha do NoSense, ela era bastante formal. Versava única e exclusivamente sobre música, mais especificamente sobre a história da música. Comecei pela música medieval e por lá fiquei. Ao estudar a música Moderna, percebi que não tinha o conhecimento todo que pensava que tivesse. Então, abandonei o projeto, e nem me lembro mais sequer onde está a página nesse oceano infinito que é a internet. (parafraseando Einstein: só existem duas coisas infinitas - a internet e a estupidez humana... mas tenho dúvidas sobre a primeira).

E outras inspirações vieram, outras páginas, outros blogs. Mas apenas a Cozinha vingou, venceu a casca e pode nascer. Aqui, publiquei lamentos, poesias, críticas, sátiras, piadas, apelos de socorro, enfim, um pouco de tudo. Afinal, esse era o objetivo do blog: não ter objetivo. Mas, confesso que recentemente, quase que lanço meu último "post". O ânimo para escrever continuava, mas a paciência para escrever algo que eu mesmo achasse bom diminuía. Mas, veio a redenção.

Passei a olhar meu próprio blog, meus mais de 150 "posts". Comecei a acompanhar os blogs de meus amigos, porém sem comentar. Apenas divertindo-me com seus bem elaborados (às vezes nem tão bem elaborados assim) textos e sentimentos. No noticiário, material não faltava: apagão, vestido curto e UNIBAN, encontro de vítimas da impunidade, show ao vivo do U2 pelo youtube, enfim, passei a curtir um pouco mais quieto. Enfim, encontrei em um blog, de uma pessoa que eu não conheço, um pouco do espírito que eu sempre desejei que houvesse nessa minha caótica Cozinha.

1nefi1322.wordpress.com Blog de uma irmã de fé e que me chamou a atenção pela passagem mais non sense, se lida sem o contexto, do Livro de Mórmon (1 Nefi 13:22 - "E eu respondi: não sei"). Imediatamente me lembrei do que eu considero o segundo mais non sense (importante lembrar que fica assim sem o devido contexto) "O instruído então dirá: Não o posso ler. 2 Ne 27:18). Ao discorrer (ou melhor, dissecar) os textos, encontrei um humor despreocupado, uma boa ironia (daquelas que não faz mal a ninguém, e nem se propõe a isso), mas que não deixa de falar com bom humor sobre coisas sérias. Um blog que faz valer meu lema: "Não é preciso ser chato para ser sério" - e que ela mesma diz: "Porque ser cristão não é ser tapado"). Então, só tenho que agradecer aos estudos do Livro de Mórmon (que me fez jogar no google a passagem 1Ne13:22 e encontrar o blog da Taty Sputnik), e ao blog referido, por me animar a escrever novamente.

Então, coloquei a última coisa que me fez rir como um bobo frente ao computador: a reporter estressada.

Ósculos e amplexos, e lembrem-se: Não precisa ser chato para ser sério!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ih, olha só! XD
Me senti lisongeada agora. Sempre me falaram que tenho um certo "dom" pra incentivar as pessoas e acho que devo me aplicar mais nisso, hehehehehe...
Volta a escrever sim! É uma terapia tão boa quanto ler, estudar e... dormir.

Abração, amigo! Lerei mais o seu blog!


PS: Gostei da frase do 2 Nefi 27:18. É por essas e outras que me dá orgulho em ser uma SUD.