
Tenho observado um grande amigo meu nesses últimos dias. Suas novas atitudes tem me preocupado bastante. Ele não era assim. De uns tempos para cá passou a mentir compulsivamente. Se tornou um desastre na administração de coisas essenciais como pagar as contas, honrar compromissos, cuidar da saúde, se empenhar na educação e melhorar a qualidade de vida.
Quando vais às compras é um terror. Gasta mal o dinheiro, só dá atenção às coisas grandes e faraônicas e esnoba coisas importantes porém pequenas e cotidianas. E quando o cobro de qualquer coisa, ele me culpa pela triste situação, pois, segundo ele, fiz apenas a minha parte e não a dele também.
Algumas pessoas queridas poderiam falar que ele está usando drogas, ou somente com uma paixão patológica. Mas eu desconfio que é pior, ele está se tornando tucano! Um emplumando, de bico grande e fã de Fernando Henrique Cardoso e José Serra. Uma legítima espécie da família Ramphastus, mas que prefere ser identificado enquanto Toucan, por considerar que tudo que é dos Estados Unidos é exemplo e digno para nós brasileiros. E os preocupantes sinais e sintomas apresentados acima são apenas o começo dessa doença deveras preocupante. Com o tempo, a mania de grandeza o tornará esnobe. Fará com que esqueça de seu passado de lutas. Chegará a pedir que esqueçam de tudo que ele escreveu para contribuir com uma vida mais digna e igualitária. Tornará violento e ainda acreditará na força bruta para conter os ânimos daqueles que querem uma vida melhor. Se transformará numa pessoa amarga, daquelas que desconfia de todos. E quando menos esperar, estará vendendo tudo e todos em nome daquilo que somente ele achará que é progresso.
Realmente estou muito preocupado. Quem tiver uma sugestão, que me envie urgentemente! Ósculos e amplexos.