31 março 2007

Meu amigo tá virando tucano!

Meu amigo virou tucano!

Tenho observado um grande amigo meu nesses últimos dias. Suas novas atitudes tem me preocupado bastante. Ele não era assim. De uns tempos para cá passou a mentir compulsivamente. Se tornou um desastre na administração de coisas essenciais como pagar as contas, honrar compromissos, cuidar da saúde, se empenhar na educação e melhorar a qualidade de vida.

Quando vais às compras é um terror. Gasta mal o dinheiro, só dá atenção às coisas grandes e faraônicas e esnoba coisas importantes porém pequenas e cotidianas. E quando o cobro de qualquer coisa, ele me culpa pela triste situação, pois, segundo ele, fiz apenas a minha parte e não a dele também.


Algumas pessoas queridas poderiam falar que ele está usando drogas, ou somente com uma paixão patológica. Mas eu desconfio que é pior, ele está se tornando tucano! Um emplumando, de bico grande e fã de Fernando Henrique Cardoso e José Serra. Uma legítima espécie da família Ramphastus, mas que prefere ser identificado enquanto Toucan, por considerar que tudo que é dos Estados Unidos é exemplo e digno para nós brasileiros. E os preocupantes sinais e sintomas apresentados acima são apenas o começo dessa doença deveras preocupante. Com o tempo, a mania de grandeza o tornará esnobe. Fará com que esqueça de seu passado de lutas. Chegará a pedir que esqueçam de tudo que ele escreveu para contribuir com uma vida mais digna e igualitária. Tornará violento e ainda acreditará na força bruta para conter os ânimos daqueles que querem uma vida melhor. Se transformará numa pessoa amarga, daquelas que desconfia de todos. E quando menos esperar, estará vendendo tudo e todos em nome daquilo que somente ele achará que é progresso.


Realmente estou muito preocupado. Quem tiver uma sugestão, que me envie urgentemente! Ósculos e amplexos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vixe Maria!!!! Essa é, de fato, uma situação calamitosa, ninguém consegue observar o processo de tucanização sem se desesperar com o que acontecerá com aquele que, acreditávamos, conhecer tão bem....

Sugestões, tenho várias, das mais leves como: terapia, consultas psicológicas, psiquiátricas, exercícos de auto-estima, terrero de umbanda, sessão espírita, exorcismo, retirada do demônio do corpo, enfim coisas triviais...

Mas se nada disso funcionar, aí a gente deve apelar para as medidas pesadas: Alguns tapas na nuca, uma surra com rabo de tatu trançado com arruda e fumo de corda, ou uma paulada bem dada no meio da cabeça pra ver se a criatura consegue se situar na vida e volta a ser o que era....

Mas se nada disso funcionar e ele continua a jogar as frustações da vida dele sobre os ombros alheios, sinto muito, mas este camarada não escutará ninguém e, infelizmente, descobrirá por si só o quanto foi obtuso. Mas a vida é assim, não é mesmo, são poucos os que conseguem, em um período de turbulências, enxergar a mão amiga estendida e só se dará conta do que aconteceu depois de muito tempo e muito sofrimento....

Minha avó sempre diz, quem não aprede pelo amor aprede pela dor, o nosso papel enquanto amigos é estender a mão, mas para a ajuda se efetivar o outro deve dar um passo e segurar a mão ofertada, e este papel cabe única e exclusivamente ao outro. Aí está, a mão já foi estendida, agora cabe a ele dar o passo à frente e segurá-la....

Desejo boa sorte e, se precisar de ajuda pra desferir a paulada no meio do cucuruto do tucaninho recém nascido, é só avisar que eu ajudo a segurá-lo hahhahaha

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom