08 fevereiro 2010

Digestivo cultural: a difícil arte de se interpretar Dylan.


Todos conhecem Bob Dylan. Suas músicas nem sempre são fáceis de se compreender, tampouco de se executar. O próprio Bob Dylan possui limitações imensas para executar suas próprias composições. O que, ao mesmo tempo foi um grande incentivo para inúmeros compositores. Afinal, sobreviver de direitos autorais enquanto o dono da bela voz faz todo o sucesso não é nada fácil (não é verdade, Lou Reed?).

Hoje, proponho uma investigação sobre uma composição de Bob Dylan: "One More Cup of Coffee".

A primeira exibição é do próprio Bob Dylan. Com sua voz inconfundível e os arranjos bastante marcantes.

Depois, temos a belíssima voz da turca Sertab Erener. Ela coloca um fundo grandioso, elementos da música turca, além da impressão de grandiosidade em toda a composição.

Notem que a batida permaneceu a mesma em todas as músicas, deixando para a letra a entoação mais dramática da música. Mas, o mais fantástico é quando The White Stripes incorpora a ideia do "Valley Bellow", dando um clima "Farwest" à música.

Para mim, vence a composição de The White Stripes (como pode apenas duas pessoas produzirem tamanha musicalidade?).

Bom proveito, e aguardo as opiniões e comentários.

"One More Cup Of Coffee (Valley Below)"

Your Breath is sweet, your eyes are like
Two jewels in the sky
Your back is straight your hair is smooth
On the pillow where you lie.
But I don't sense affection
No gratitude or love.
Your loyalty is not me but to the stars above

Chorus :
One more cup of coffee for the road.
One more cup of coffee for I go,
To the valley below.

Your daddy he's an outlaw
And a wanderer by trade.
He'll teach you how to pick an choose
And how to throw the blade.
And he oversees his kingdom
So no stranger does intrude.
His voice it trembles as he calls out
For another plate of food

Chorus

Your sister sees the future
Like your momma and yourself.
You've never learned to read or write
There's no books upon your shelf.
And your pleasure know no limits
Your voice is like a meadow larks.
But your heart is like an ocean
Mysterious and dark.








2 comentários:

Leonardo de Araújo disse...

Ola Micha,
Não é a música de que mais gosto do Dylan. Meu estilo favorito de música é o rock dos anos 60 e 70.
O pessoal também chama de rock clássico. O rock ainda tinha relações sérias e puras com o blues. Os precursores do Progressivo, do Metal, do Hard e de muitas outras coisas emergiram nesse momento.
No caso do Dylan da época, as relações com o folk eram mais emblemáticas e deram em músicas incríveis. Pra mim, a imagem que me marca dele é violão em punho e gaita pendurada na boca tocando "Hurricane". Gosto, também, do lado questionador de algumas letras.
É claro que os anos 80 acabaram sendo uma década quase perdida para a música, com o pop bobinho. Até me embalam umas musiquinhas bestas da época, mas a arte foi para a lata do lixo.
De fato, o arranjo da turca é mais magnânimo, todavia a música ficou mais harmônica com a versão do White Stripes. Concordo contigo, visto que tive a sensação de que interpretaram melhor musicalmente.

Michael Genofre disse...

Definitivamente, Dylan não está no topo de minha lista de prediletos, mas é um dos meus favoritos. Sou por demais fã desses estilos que você citou, mas a internet tem me contribuido sensivelmente com a descoberta de uma enormidade de coisas novas e boas. As aulinhas de inglês - como diriam Legião Urbana - deram-me também o prazer de entender as músicas que os anglófonos produzem. E, nesse quesito, a cada interpretação de Dylan, novas e emocionantes descobertas. Quando arranjos e vozes emprestam as letras de Bob Dylan, parece que um casamento ideal é realizado. E, no caso de White Stripes (ainda que falte um baixo nessa dupla, não deixa de surpreender tamanha a musicalidade dos "irmãos" White).

Por fim, a década de 80 não foi uma década perdida, mas sufocada. O jabá destruiu muito das coisas boas que por essa época foi produzida, sobrando o popzinho que tanto nos condenou nossos ouvidos. Mas, isso é tema excelente para outro post.

Amplexos!