26 abril 2008

Passado, presente e futuro, numa única semana!

Foto 1: Banner do jantar comemorativo dos 90 anos do Casarão do Estudante.


Comemorar é ótimo, quando se tem uma história tão rica quanto o movimento estudantil possui é melhor ainda! Como reunir numa única atividade décadas de história, luta política, e conquistas? A União Paranaense dos Estudantes conseguiu. Mais de cem pessoas presentes, mais algumas dezenas que mandaram suas saudações à distância por seus compromissos inadiáveis, no jantar que inaugurou as comemorações pelos 90 anos de Casarão dos Estudantes, a sede do estudante universitário paranaense, e pelos 70 anos de luta da entidade. Estavam presentes, dentre outras autoridades, o Vice-Governador do Paraná, Orlando Pessuti; o atual Presidente da Sanepar e Presidente da UPE na gestão dos conturbados meses de 1968, Stênio Jacob; o Deputado Estadual Tadeu Veneri (PT), ex-diretor da UPE na década de 70; os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Luizão Stelfeld (PCdoB); o Presidente Estadual do PCdoB, Milton Alves; o Presidente Municipal do PMDB, Doático dos Santos; a Presidenta Municipal do PT, recentemente em licensa, e ex-Presidenta da UMESC, Gleisi Hoffmann; o Presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde; e tantos outros que pretendo ainda publicar nesse blog. Além disso, estiveram presentes ex-presidentes e diretores da UPE de diversas gerações, dentre eles: Joel Benin, Presidente 1997-1999; Arilton Freres, Presidente 2005-2007; Antonio Anibelli, Presidente 2004-2005; o já citado Stênio Jacob; e tantos outros. Destaque para a participação da atual Presidenta da União Nacional dos Estudantes, Lucia Stumpf; do atual Presidente da União Parananese dos Estudantes Secundaristas, Rafael Clabonde; e de José Richa Filho, representando, ao mesmo tempo, o Prefeito de Curitiba e o ex-Presidente da UPE e ex-Governador do Paraná José Richa.

Agora, três participações eu gostaria de destacar. A primeira, a do Vice-Governador Orlando Pessuti. Ele, que atuou no movimento estudantil tanto no Centro Acadêmico de seu curso na UFPR quanto na Presidência da Casa do Estudante Universitário, fez questão de lembrar dessa época, e majestosamente relembrou a fundamental presença dos estudantes no episódio da ocupação da Assembléia Legislativa do Paraná quando a Copel quase foi vendida. A segunda participação explêndida foi a de Vitório Sorotiuk, que presenteou José Richa Filho com uma foto da gestão de seu pai na UPE, corrigindo uma rusga histórica entre os estudantes e o Governo Richa, reconhecendo o valor tanto como um dos melhores presidentes da UPE quanto um dos mais queridos governadores que esse Estado já teve. E, por último, a emocionante presença de Doutor Zequinha, o "Prêmio Esso" pela foto dele enfrentando a cavalaria da PM em 1968 com um estilingue, que foi lembrado por todos, inclusive por Gleisi, que quando era Presidenta dos estudantes secundaristas de Curitiba e Região Metropolitana, Dr. Zequinha era o responsável pela formação política dela e de todos os militantes do movimento estudantil do PCdoB daquela época.



Foto 2: As presidentas da UNE, Lúcia Stumpf, e da UPE, Fabiana "Binha" Zelinski

O clima de nostalgia não teve, pois todos os diretores e ex-diretores estavam bastante preocupados com o futuro da luta estudantil. A Presidenta do DCE da Uniandrade, Fabiola Benvenutti, que também estava presente no jantar, comentou com os diretores a importância de um movimento estudantil que possua diálogo com a comunidade acadêmica, com autoridades, mas sem perder de vista nossas conquistas históricas. "Comemorar, quando temos o que comemorar é ótimo, mas comemorar quando temos tanto ainda por fazer é cobrança ainda maior", confidenciou-me na hora do cafezinho. O mesmo foi lembrado pelo Presidente do DCE da Tuiuti, Zeca e pelo Vice-Presidente da UNE, Marc Emmanuel, com outras palavras, porém com a mesma preocupação. Os militantes do movimento mudança, fizeram questão de lembrar que o Casarão é, antes de mais nada, símbolo de resistência e conquista, lembrando que o casarão já fora tomado pelas forças conservadoras do Estado e recuperadas pela força do movimento estudantil organizado.

O Presidente da União da Juventude Socialista e Ex-Presidente da UPE, Arilton Freres, fez questão de lembrar que o Casarão não deve apenas servir de local de reunião da UPE, mas ser palco de elaboração das propostas e ações do movimento social paranaense como um todo. Que há lutas importantes que temos que implementar. Entre elas, a questão do Passe Livre, reforçada pelo Presidente da Upes Rafael Clabonde. "Estamos numa viagem sem volta, o benefício para os estudantes está sendo tratado como coisa inútil pelos conservadores, os mesmo que quando em campanha falam que irão priorizar investimentos em educação; ora passe livre é um investimento fundamental para a educação!" - Disse Rafael Clabonde, lembrando da carta publicada aos usuários do transporte coletivo curitibano.


Foto 3: Fazendo meu jabá; como diria Ivelise, Tesoureira da UPE, à direita na foto, "Os mestres de cerimônia.

O sucesso desse jantar não se deu pelo clima de festividades, mas pela seriedade como a juventude trata a política e o reconhecimento público desse esforço. Quando vemos tantos ex-diretores de entidades estudantis hoje enquanto membros do Legislativo, do Executivo, do Judiciário, ou mesmo no comando de setores estratégicos para o povo paranaense, e esses reunidos em um mesmo lugar para comemorar a existência de um lugar comum na história de todos eles e elas; me pergunto: onde estão aqueles que falam que o movimento estudantil inexiste? Eis a prova de que o defunto pintado por eles possui uma vivacidade notável!



Foto 4: Diretores da UPE com Orlando Pessuti e Stênio Jacob; ao fundo, mural com o símbolo da UPE e alguns materiais das décadas de 60, 70, e 80 usadas pela entidade.

Um comentário:

Viviane Glenn Becker disse...

Parabens Michael, grande amigo, desejo mais mil eventos certissimos na sua vida ;) Tou sentindo sua falta viu! Sumidao!!!
Bju grande!