09 fevereiro 2008



A Superterça fez jus ao epíteto: foi realmente grande. Barulhenta, emocionante, mas de resultados nada muito surpreendentes.


Do lado Republicano, a batalha foi praticamente liqüidada. Do lado Democrata, segue um páreo liderado cabeça-a-cabeça entre Hillary e Barack. Pode-se considerar que a corrida presidencial toma outra fase no complexo jogo político dos EUA. Depois da Superterça, a campanha deixa de ser tão interna para se tornar uma prévia da disputa final à Casa Branca, os pré-candidatos rumam para uma plataforma, enfim, de candidato. A crítica da imprensa quanto a falta de precisão nas propostas de Obama é explicado pela regra do jogo, conhecidíssima para nós, brasileiros, amantes do futebol: quando o adversário é o favorito, a obrigação de ganhar a partida é dele, a pressão é toda nele, o que o impedirá de jogar tudo que pode. Hillary, antes mesmo de começar as prévias, já possuía discurso de empossada. Atacava Bush como se fosse um hóspede indesejádo na Sala Oval, que, por ela, já deveria ter sido trocado o quadro com o retrato dele pelo dela há tempos. Favoritíssima, foi pega de surpresa quando as prévias começaram. Os Estados de Iowa e New Hempshire, que nem de muito longe são tão estratégicos para a gigante produção ianque, teve seus dias de glória inaugurando o embate dos pré-candidatos e anunciando que o caminho de Hillary será de enormes desconfortos, percauços, e muita articulação política interna e externa. Obama, por sua vez, partiu para o jogo da mesma forma que um time pequeno faz para enfrentar com dignidade um time tradicional e favoritíssimo. Com astúcia, minando a defesa adversária aos poucos, não perdendo as chances de ataque, e fundamentalmente, fazendo gols.



Durante a emocionante Superterça, Hillary abocanhou os vultuosos Estados da Califórnia, Nova Iorque, Nova Jersey e Massachusetts, principais colégios eleitorais de ambos partidos. Entretanto, ganhou mas não levou o bolo todo. Obama conseguiu se fazer presente, e conquistou votos valiosos também nesses Estados. E ele foi mais além, deu verdadeiras surras em Estados menores, arrebatando quase a totalidade de seus delegados, e dessa forma continuou seguindo a adversária, cabeça-a-cabeça. Com o resultado da Superterça, Hillary está na frente de Obama por 171 delegados. Uma margem muito pequena, considerando que 596 delegados serão disputados só até o fim de fevereiro que se tratam de Estados onde Obama é o grande favorito. Ambos não chegaram nem na metade do número de delegados necessários para se decretar um vencedor do lado democrata.



Do lado Republicano, McCain deu uma surra em todos os seus adversários. Dos 1191 delegados necessários para ser o representante do GOP nas eleições, 695 já estão em seu bolso. O massacre se justifica pela sua vitória em todos os principais Estados da Superterça e pelo beneficiamento do sistema democrata, onde o vencedor de um Estado leva todos os delegados, ainda que a vitória tenha sido desempatada por um mísero voto. Com isso, McCain bota à lona Romney, que pediu para sair logo após a promulgação dos resultados pelo Partido Republicano. Fica na luta ainda o inexpressivo Ron Paul e o já nem mais tão azarão assim Mike Huckabee. Com o resultado da Superterça, para McCain basta administrar sua ampla vantagem, pois é quase impossível alguma grande virada de seu rival, e possível candidato em sua Vice, pastor Huckabee.



Hillary ou Obama contra McCain. A disputa eleitoral entra em sua semi-final, e os concorrentes passam a falar para o povo estado-unidense, não mais para eleitores democratas ou republicanos. As propostas deixam de ser as pessoais, em detrimento das propostas que unifiquem seus respectivos partidos e eleitorado. O jogo político passa a juntar dinheiro para o material de campanha para a Casa Branca, não mais para as prévias. O Partido Republicano passará agora à bater firme em Obama e Hillary, ao passo que esses passarão a bater mais duro em McCain; evitando maiores surpresas e antecipando a campanha presidencial. Com todo o chão que ainda tem pela frente, pior e melhor para os Democratas. Sua disputa consegue disputar preferências entre corações e mentes do povo dos Estados Unidos. O debate fica mais enérgico e presente no cotidiano da população. Os Republicanos, maculados pela presença do mais rejeitado presidente da história dos EUA, George W. Bush, sem grandes emoções, e com uma oposição democrata amadurecida por sete anos de oposição sistemática, e esmagadoras vitórias no Senado, "House of Representatives", e Suprema Côrte, vai ter muito trabalho pela frente se quiser eleger McCain Presidente dos Estados Unidos da América.
PS* Eu ia por uma ilustração sobre o nocaute do McCain, mas encontrei essa do Bill e Hillary Hippie. Não pude me conter! LOL!

Nenhum comentário: